top of page

Cabeça de Gestor com Roberto Reis, da Meraki

  • carolina5562
  • 21 de ago.
  • 2 min de leitura
ree


"Estamos bem animados com a Bolsa brasileira." A frase de Roberto Reis, diretor de investimentos da Meraki, vem acompanhada de três motivos para a visão construtiva que motivou a gestora independente a aumentar exposição em ações brasileiras nesse ano. "São três os motivos que nos deixam animados com Bolsa Brasil", afirmou o sócio-fundador da gestora independente com R$ 2,3 bilhões sob gestão e entrevistado do Cabeça de Gestor desta quinzena.


O primeiro motivo é o fato de o próximo movimento de política monetária no Brasil - e também nos Estados Unidos - ser de corte na taxa básica de juros. Na Meraki, a projeção aponta que a redução nos juros começa no fim deste ano e faz a Selic chegar a 12% ao ano no fim de 2026.


O segundo motivo, diz Reis, é a baixa alocação do investidor brasileiro em ações. A saída de recursos dos fundos de ações é uma mostra disso. Nos últimos 12 meses, o saldo entre resgates e captações nesse segmento é negativo em R$ 75 bilhões, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).


O terceiro motivo para a Meraki aumentar a exposição a Bolsa brasileira é o calendário eleitoral. Reis argumenta que definições por parte da direita brasileira - como o nome do candidato à Presidência da República e depois o nome do candidato a ministro da Fazenda dessa liderança - poderão ser gatilhos para valorização de ações. Ele pontua que o mercado deposita bastante confiança que um eventual governo de direita conduzirá um ajuste nas contas públicas, interrompendo o aumento do endividamento do governo federal.


Alocação Tendo esse cenário como contexto, Reis conta que aumentou a exposição à Bolsa brasileira e reduziu a fatia dedicada ao mercado internacional. "Quase 20% do fundo estava investido em empresas internacionais e tínhamos bastante dinheiro em caixa: mais uns 15%. O restante era alocação em empresa brasileira", contou Reis. "Isso mudou. Hoje a gente está com quase 90% investidos em ações brasileiras, caixa quase desprezível e um pouquinho investido ainda no mercado externo", disse afirmando que as ações de grandes bancos estão entre as maiores posições no fundo long only.


Nos fundos de renda fixa, a gestora tem posições aplicadas (aposta na queda) em contratos curtos - especialmente nas taxas dos contratos de Depósito Interfinanceiro (DIs) para janeiro de 2027 e para janeiro de 2029. "Agora é o momento de inverter a mão e ficar aplicado nos prazos mais curtos. Estamos muito próximos do momento de inflexão do mercado de risco no Brasil", afirmou Resis, acrescentando que os fundos têm proteção com uma posição tomada (aposta na alta) no DI para janeiro de 2031.

 
 
 

Comentários


logoMerakiCapitalBanner.png
  • MERAKI LINKEDIN
  • MERAKI Instagram

© 2021 Meraki Capital

Gestao-de-Recursos-Permanente.jpg

As tabelas e demais informações aqui constantes destinam-se exclusivamente aos cotistas e são meramente informativas, não representando oferta, recomendação, sugestão ou análise de investimento. Nos termos da regulamentação vigente, para a avaliação do desempenho do fundo de investimento, é recomendável uma análise de, no mínimo, 12 (doze meses). A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Fundos de Investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos – (“FGC”). É recomendada a leitura cuidadosa do regulamento do fundo de investimento pelo investidor antes de aplicar seus recursos. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Os fundos podem utilizar estratégias com derivativos como parte integrante de suas políticas de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a consequente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo dos fundos. Alguns dos fundos aqui expostos estão autorizados a realizar aplicações em ativos financeiros no exterior. Os fundos de ações podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes. O Ibovespa e o Dólar são meras referências econômicas, não sendo assim parâmetros objetivos dos fundos aqui veiculados. A Meraki Capital não se responsabiliza por decisões de investimento tomadas com base nos materiais aqui apresentados. Os dados, valores e taxas referem-se às datas e condições mencionados. A Meraki Capital se reserva o direito de alterar o conteúdo deste site sem que haja necessidade de prévia e expressa comunicação. Nos termos da Lei 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”), as informações eventualmente coletadas neste site serão utilizadas exclusivamente para: (i) identificação de contato de potencial investidor ou de investidor existente por meio do envio de nome e endereço de e-mail e/ou, se aplicável, envio de informações periódicas (ex.: relatórios, envio de cotas e demais informações acerca dos fundos e da Gestora), e/ou, se aplicável, envio de convites para eventos presenciais e eletrônicos;  (ii) não serão coletados dados sensíveis neste site; (iii) os dados não serão utilizados para fins comerciais e não serão compartilhados com terceiros para fins comerciais; (iv) os dados poderão ser acessados por terceiros contratados pela Meraki Capital para atendimento de exigências legais e regulatórias; (v) os dados enviados (nome e e-mail) poderão ser deletados das bases de dados da Meraki Capital, a pedido do titular, observadas as exigências legais e regulatórias sobre manutenção e guarda de documentos decorrentes de outros dispositivos legais. Para mais informações, fale com o nosso time.

bottom of page